quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Com que roupa eu vou?

Muita gente me perguntou e sugeriu esse post: como escolher o vestido para ser madrinha de casamento. Pode parecer esquisito, mas essa dúvida assombra muito mais madrinhas e as mães dos noivos do que a noiva. Como já conversamos por aqui ser escolhida para ser madrinha de um casamento é uma honra e uma benção, pois a possibilidade de se poder dividir essa felicidade plena com um casal de amigos é apenas para um grupo seleto. Se você faz parte de alguns deles sinta-se privilegiada. Enquanto eu guardo surpresa sobre o meu grupo de madrinhas super especiais vamos a algumas dicas preciosas para fazer jus a um convite tão lindo como esse e ainda aproveitar para falarmos de algumas tendências em vestidos de festa para 2012, que servirão tanto para madrinhas quanto para convidadas.


O tipo de festa

O primeiro passo é se inteirar de como será a cerimônia e a festa de casamento.O horário definirá muito que vestir. A regra básica a ser seguida é que quanto mais cedo no dia mais simples deve ser o vestido, no sentido de informalidade; quanto mais tarde mais sofisticado. O uso de longo para madrinhas não é obrigatório, nem mesmo a noite. O que vai diferenciar o vestido é o tipo de tecido, de corte, a presença ou não de bordados ou composição com jóias de maior ou menor sofisticação. Converse com a noiva para saber o comprimento desejado e que combinará com o estilo do casamento. Por mais que seja um casamento à noite, por exemplo, que via de regra requer uma maior formalidade, o casal pode ter optado por uma cerimônia menor, com um coquetel mais intimista. Um longo bordado não combinará com o estilo proposto. Fique atenta à todos esses detalhes.

Foto: Modelos para madrinhas. Casamento manhã, casamento entardecer, casamento à noite.

O que não pode

A etiqueta do vestir prega algumas coisas que devem ser evitadas pelas madrinhas de casamento, por não se adequarem a ocasião. É preciso lembrar que um casamento não é um evento de gala como um baile de debutantes, em que vale ousar e mostrar o seu estilo. Dentre os itens que uma madrinha não deve usar estão as fendas e os decotes suntuosos (esse último que pode ser resolvido com uma bela echarpe), cauda (que deve ser usada apenas no vestido de noiva), sandálias ou sapatos com saltos grossos, sem esquecer de que as cores branco e preto são terminantemente proibidas. A cor branca, como já falamos, é de exclusividade da noiva e nem mesmo os convidados podem usá-la. Já o preto é proibido apenas para quem vai subir ao altar; para os convidados ele se torna uma cor excelente pela praticidade e elegância que transmite. Difícil errar com um pretinho básico né?

Foto: Não use: Branco, vestido super decotado ou com fendas, preto e cauda.

No que apostar

As tendências para vestidos 2012 revelam muitas opções fantásticas para madrinhas, e sim, também para convidadas. Os estilos romântico e retro serão a aposta do próximo ano para as acompanhantes da noiva. Tecidos leves e fluidos, saias mais clássicas (bem ao estilo anos 70 e 80) e corte na cintura compõem o visual. Dentre os tecidos o destaque vai para os metalizados e as transparências, que devem ser usadas com muito cuidado para que não se caia na vulgaridade. A renda e as estampas florais também continuam com uma grande tendência e que muito combinam com a imagem da madrinha. Nos decote destaque absoluto para o ombro único (o tal modelo “mula-manca”) e o decote em “V”.

Confira alguns modelos com essas tendências e se aventure a escolher (ou imaginar) o seu. O destaque da festa pode ser os noivos mas após eles ninguém brilha mais do que as madrinhas e os padrinhos. A festa também é sua!

Espero que as dicas tenham sido úteis. Ainda tem dúvidas, que dar dicas ou sugestões? Comente o post, me contate pelo facebook ou pelo e-mail casamento.josiealex@gmail.com



Abraços



Josi

Foto: Sugestões com base nas tendências 2012.

2 comentários:

  1. mazaaaaa josi..
    adorei o post :D
    e teu blog tá liindo.. hehehe

    beeijoss

    ResponderExcluir
  2. Josi... teu blog tá mara... já pensou em ser agenciadora de casamento... estou acompanhando tudo e nunca pensei nem na metade para o meu (se um dia eu tiver)... hehehe
    Boa sorte em tudo...
    Bjks

    ResponderExcluir