segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O poder do checklist



Segunda-feira, dia de planejamento...

Sou noiva, decidi que vou casar e agora? E agora que todas as perguntas desesperadas – inclusive aquelas que você nuca imaginou que se perguntaria ou até mesmo que existiriam – podem ser respondidas com um bom checklist. E nesse caso, nada melhor do que ser uma noiva nos tempos áureos da internet.

Em uma pesquisa rápida pelo nosso super amigo Google é possível descobrir muitos sites que oferecem esse serviço de forma gratuita e, diga-se de passagem, com muita eficiência. Testei alguns e adotei os meus. Os meus, no plural mesmo, porque noiva que se preze sempre precisa de uma segunda opinião...rs

O primeiro escolhido está locado no site brasileiro Casamento Click. É só criar uma conta e ter um acesso exclusivo a conteúdos super importantes na organização do casamento como simulador de orçamento, lista de convidados, agenda pessoal, plano de mesas, álbum de fotos, além de um espaço para criar um blog para o casamento. A interface é simples e fácil, pra casal nenhum reclamar. E o mais fofo: ele tem um contador regressivo, avisando quantos dias faltam para o “Sim” mais importante de sua vida. (Faltam 313 dias!!!)

O checklist, ou lista de tarefas, apresenta um roteiro a ser executado de antes de um ano até depois do casamento. Divididos em 10 tempos este apresenta um total de 136 tarefas pré-definidas (eu avisei que a lista era grande!) possibilitando a ocultação de algumas e a criação de novos afazeres, de acordo com cada casamento. Cada tarefa aparece (de forma bem poética) precedida de um quadrado em branco, que deve ser marcado assim que a tarefa for realizada. É possível também visualizar as tarefas por temas, para averiguar se determinado assunto já foi plenamente resolvido.


Foto: Layout Casamento Click/ reprodução. 

O segundo checklist que tenho utilizado é ferramenta do site português O Nosso Casamento. O acesso funciona praticamente da mesa maneira do site anterior. Cria-se uma conta e se tem acesso a conteúdos exclusivos de gerenciamento para o casamento. O checklist também é dividido em 10 períodos de tempo, porém suas informações são mais objetivas e claras, e cada item além de possibilitar a marcação de “feito” inclui ainda a possibilidade de criar anotações pertinentes àquela tarefa.

O checklist ajudará o casal a pensar em todos os detalhes que por mais simples que pareçam podem sim passar despercebidos em meio ao grande planejamento que um casamento exige, como por exemplo, a contratação de equipe de limpeza para os banheiros na noite da festa ou até mesmo lembrar-se de passar no hotel e deixar uma mala de roupas para o dia seguinte.

Foto: Layout O Nosso Casamento/ reprodução. 

Dentre os itens mais curiosos que levantei nos checklists apresentados estão: “avisar os pais sobre a decisão do casamento” (6 meses antes...rs), “fazer exercícios físicos” para entrar em forma para o casamento, “escolher as flores para decorar o carro” (era só o que faltava!) e até avisar a noiva que essa precisa “arrumar o cabelo e se maquiar” no grande dia.

Para quem prefere ainda o bom e velho papel o tal do Diário da Noiva,da Tilibra, que já comentei aqui no blog, cumpre maravilhosamente a função de checklist também, com dicas super valiosas, separadas por tempo e por temas. Outra opção é criar a própria lista de tarefas em 6 passos super simples, como ensina essa vídeo aqui.



Boa semana e continuem acompanhando o blog.



Um beijo



Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário