quarta-feira, 28 de março de 2012

A cor, a decoração e enfim a nossa decoração

Definir a decoração da festa é uma das melhores partes da organização de um casamento. Apesar dos nossos “stresses” decorativos – principalmente para encaixar o orçamento dos decoradores no nosso orçamento completo, como já contei aqui (não lembra? Acesse o link clicando aqui), nada mais divertido do que transformar o sonho em algo físico capaz transformar aquele momento único e especial que estamos por viver em, aí sim, em um verdadeiro sonho. Aliás, antes de qualquer coisa, finalmente, apresentamos nossa novidade na novela decoração...

Como vocês leram por aqui nós tínhamos o nosso decorador favorito, aquele que nos ouviu e aceitou participar do sonho, porém estávamos no dilema do valor a ser gasto com esse item que é de suma importância. Foi um pesquisa daqui, calcula dali, corta algo aqui e enfim, depois de alguns meses de preocupação, tivemos a felicidade de fechar o item decoração com este super profissional, nossa real preferência. Aproveito e inicio esse post – em nome também do Alex – apresentando e agradecendo nosso amigo e decorador da festa, Paulo Ricardo Franz, o “Ricardo”da Beija Flor, de Santa Clara do Sul, pela paciência, pelo trabalho apresentado e por fim por ter feito de tudo para que pudesse ser ele o responsável por dar vida aquilo que desejamos para a nossa noite de festa. Uma parceria que deixa o Alex e eu felizes e tranqüilos, principalmente depois da experiência que tivemos com ele em minha formatura.

 

Estilo, materiais, formas, possibilidades disponíveis, tema... tudo tão presente no que se refere a decorar o cenário do grande dia, mas nada, nenhum desses itens, tem tanta força e imponência quanto algo que se discute em áreas que vão desde as artes até a psicologia: a cor.

De fato a primeira pergunta que o casal se faz é: quais cores utilizar, e sim, elas vão dizer muito sobre o que se quer transmitir para os convidados, por isso elas devem estar em harmonia e sintonia com toda a atmosfera que se deseja criar. Simão Goldman, um pesquisador do universo cromático que eu muito admiro frisa que deve se procurar um conjunto de cores agradáveis, não focar apenas nos aspectos isolados, considerando apenas cada uma em sua pureza. Pensar esse grupo de cores se torna ainda mais importante ao descobrirmos que a percepção cromática é a que produz maior prazer em nossa organização sensorial.

Sempre haverá quem acredite que a decoração é item que passará despercebido, por isso nem cogitará pensar tão profundamente na questão cor. Há de se convir que tudo que envolva o sentido da visão atinge de forma mais rápida e fácil o indivíduo, e não é conversa de designer não! A visão ocupa exorbitantes 87% da percepção total de uma pessoa normal. Já a audição ocupa 7% da percepção, o olfato 3% e o paladar e o tato apenas 1,5% cada. Ambiente harmônico e boa musica já garantirão uma festa e tanto aos convidados, pode apostar.

Mas enfim, como escolher as cores?

Conversar sobre os gostos e personalidade do casal é o melhor começo. Preferências apenas lhe soa como algo sutil? Pois saiba que os gostos individuais revelam muito da cultura e do ambiente em que estamos inseridos, elas dirão muito sobre cada um se analisadas com cuidado.

Conhecer as tendências em decoração de casamento para o período se revela outra opção fácil, com matizes já prontos, combinações certeiras e opções de provável fácil acesso.

Outra possibilidade é consultar o círculo cromático. Teste algumas cores ou a cor preferida para decoração e consulte as cores análogas (as cores vizinhas, que ficam ao lado do tem escolhido do círculo e recebem esse nome que porque há nelas uma mesma cor básica que na escolhida) e a cor oposta no círculo, chamada de cor complementar (por exemplo: a cor complementar do azul é o laranja). É super fácil e não tem como errar na hora de unir cores.


Imagem: Círculo cromático


Pensar a decoração juntamente com o decorador de sua preferência pode ser maravilhoso. Nada como deixar todo o momento mágico do casamento com bom gosto e com a cara do casal, para que seja possível que aqueles que ali estão percebam que cada detalhe presente revela o cuidado, o amor e atenção pregados ali.



Um beijo



Josi

6 comentários:

  1. Eu fiquei olhando para este círculo cromático e entrei em transe...

    ResponderExcluir
  2. Cardy...certamente não foi o círculo q te deixou assim... deve ter sido alguma nova fórmula matemática nível super avançado que tu descobriu!rs

    ResponderExcluir
  3. Eu leio esse blog e penso matematicamente nesse casório...

    Pode abrir:

    https://www.google.com/search?q=sqrt%28cos%28x%29%29*cos%28300x%29%2Bsqrt%28abs%28x%29%29-0.7%29*%284-x*x%29^0.01%2Csqrt%286-x^2%29%2C+-sqrt%286-x^2%29+from+-4.5+to+4.5&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

    ResponderExcluir
  4. morri..tô curiosa p ver a decoração do teu casamento..aposto q vai ter bastante rosa :P beijoss

    ResponderExcluir
  5. Carol..eu não vou contar as cores, mas será que será mesmo um casamento da Barbie?kkkk

    ResponderExcluir