segunda-feira, 5 de março de 2012

Gamofobia?

Já ouviu falar em gamofobia? Então senta pra não cair. Era só o que faltava mesmo!



Segundo o dicionário:

gamofobia
ga.mo.fo.bi.a
sf (gamo2+fobia) Med Medo psíquico de casar.

Sim, acabei de descobrir que isso existe. E tinha muita mulher achando que não era pedida em casamento por ter um namorado safado. É uma doença sim e tem cura, basta querer se curar...rs Confira o texto da Carol Patrocínio do blog Preliminares do Yahoo sobre o assunto.


Ele morre de medo de casar? Isso tem cura!
Por Carol Patrocínio | Preliminares – qua, 29 de fev de 2012 15:23 BRT


Casamento é um tema que deveria dar um pouco de medo em todo mundo, aí as pessoas pensariam direito antes de mergulhar de cabeça em uma coisa tão séria. Mas como nem tudo é perfeito, quem tem medo de casar acaba sendo tachado de "bunda mole" — eu sei, sou muito boa com xingamentos ;).

Falando bem sério, sabe aquele cara que você conheceu, se apaixonou, namorou anos e quando falou em casamento ele travou de uma maneira que você nunca tinha esperado? Pode ser que ele não seja simplesmente aproveitador! Ele pode ser uma das pessoas que sofre de Gamofobia.

Alguns dos motivos para uma pessoa ter essa doença são insegurança, medo de entrar de verdade na fase adulta, traumas causados por relacionamentos fracassados na família e diversas outras coisas que só ele sabe e entende.

A pessoa que sente esse medo quase irracional de dar o próximo passo no relacionamento pode procurar terapia para melhorar, mas não vai mudar de atitude com a pressão do mundo externo. Assim como algumas pessoas têm medo de falar em público, passar por túneis ou pavor de palhaços, essas pessoas têm medo de se comprometer emocionalmente com alguém.

Mas nem sempre esse medo é visto como doença. Em alguns casos é difícil assumir que não é só uma dificuldade em mudar de vida e notar que isso é um problema emocional é bem mais complicado do que parece para quem está de fora.

Nem tudo que reluz é ouro!
Não se engane, nem todo homem que foge de compromisso é gamofóbico. Fique de olho bem aberto e não se iluda pensando que ele tem um problema psicológico quando simplesmente não quer ficar com você.

Nesse tipo de discernimento ninguém pode te influenciar, só você pode olhar para o gato e saber de verdade o que está rolando. É claro que ele dá sinais e você precisa deixar a emoção de lado para conseguir lê-los.

Muitos homens se aproveitam da lenda sobre o medo masculino de casar para não ter que seguir em frente com a mulher que está no momento. Mas pense bem, ele não está sendo ruim com você, está na verdade fazendo um favor. Tem coisa pior do que fazer juras de amor eterno com uma pessoa que não sente isso de verdade?

Não caia no conto do vigário. Quem tem um problema e quer se tratar merece mais de uma chance, mas deixar o cara te enrolar e se enganar é culpa sua, não só dele. ;)

Carol Patrocínio
preliminarescomcarol@yahoo.com.br 

6 comentários:

  1. Meu nome é Cardy e tenho gamofobia! Estou há 14.381 dias sem casar.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk! Não vale dizer que tem gamofobia só pq está solteiro.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpresa ao ler um artigo em que explicava a existência da gamofobia! Por incrível que possa parecer mulheres também sofrem deste mal. Eu que o diga!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei surpresa ao ler um artigo em que explicava a existência da gamofobia! Por incrível que possa parecer mulheres também sofrem deste mal. Eu que o diga!

    ResponderExcluir
  5. FABIOLA, CONCORDO!! EU QUE O DIGA!!! EU SOFRO DESSE MAL, MAS OS SITES Q TENHO PROCURADO AJUDA, FALAM SUPERFICIALMENTE SOBRE O ASSUNTO E MUITO SOBRE O HOMEM!!

    ResponderExcluir